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ANOVA no Excel

14/09/2023

     A Análise de Variância, ou ANOVA, é uma técnica estatística utilizada para analisar a variação entre as médias de grupos diferentes e determinar se essas diferenças são estatisticamente significativas. É uma ferramenta essencial e muito usada em uma variedade de contextos, especialmente em pesquisa experimental e análise de dados.

Antes de seguirmos como podemos fazer essa análise no excel, vamos verificar os principais pontos sobre ANOVA e quando deve ser usado:

Objetivo da ANOVA:

A ANOVA é usada para testar se existem diferenças significativas entre as médias de três ou mais grupos ou categorias. Ela responde à pergunta: "Há uma diferença estatisticamente significativa entre os grupos?"

Quando Usar a ANOVA:

A ANOVA deve ser usada nas seguintes situações:

  • Quando você tem três ou mais grupos independentes (categorias) que deseja comparar.
  • Quando você deseja determinar se as diferenças entre as médias desses grupos são devido a variações reais ou apenas ao acaso.

Tipos de ANOVA:

Existem diferentes tipos de ANOVA, dependendo do design do estudo. Os três tipos principais são:

  • ANOVA com um Fator (One-Way ANOVA): Usado quando há um único fator (variável independente) com três ou mais níveis (grupos).
  • ANOVA com Dois Fatores (Two-Way ANOVA): Usado quando há dois fatores independentes que afetam a variável dependente.
  • ANOVA de medidas repetidas (Repeated Measures ANOVA): Usado quando você coleta medidas repetidas da mesma amostra ao longo do tempo ou sob diferentes condições.

Bem, agora vamos ao passo a passo de como usar essa ferramenta no excel...

ETAPA 01 - Habilitando a Ferramenta no Excel

  1. Dentro do excel, clique no menu [Arquivo];
  2. Clique na opção [Suplementos]
  3. Na área inferior central, teremos a opção Gerenciar, então, selecione a opção Suplementos do Excel e clique em [Ir]
  4. Selecione Ferramentas de Análise e clique em [OK]

ETAPA 02 - Usando a Ferramenta no Excel

Já com a ferramenta habilitada, podemos seguir com o uso da análise de dados...

  1. Clique na aba [Dados]
  2. Deverá agora ter disponível a opção [Análise de Dados] - Caso não, reviso o passo anterior.
  3. Selecione a Ferramenta de Análise de Dados e clique em OK (ANOVA: Fator Único no nosso exemplo)

Nesse exemplo, usamos uma das atividades da FM2S, ao qual faço indicação (Referência para a obtenção da Certificação em LEAN Seis Sigma... Acesse aqui... www.fm2s.com.br)

ETAPA 03 - Parametrização

Após seguirmos com o processo acima, será exibido a tela para os parâmetros, sendo assim basta indicar onde estão os dados que serão usados como base...

Intervalo de Entrada: Marque todos os dados que serão analisados, inclusive os rótulos.

Nesse exemplo, as amostra estão em colunas separadas, então foi marcado a opção [Colunas]

Marque a opção [Rótulos na primeira linha]

pode escolher trazer o resultado em uma nova planilha ou usar uma existente, indicando apenas o local de preenchimento dos resultados.

Clicando em OK, seguiremos para os resultados

ETAPA 04 - Resultados

Os resultados serão preenchidos com os resultados.

Abaixo segue um comparativo entre as apresentações geradas pelo excel e pelo Minitab.


Espero que essa dica tenha ajudado vocês... Fique a vontade para se conectar comigo no Linkedin pelo link www.linkedin.com/in/wesley-dames e fique ligados para mais informações aqui no Blog ou nos posts do Linkedin...

Até a próxima!